Dez dicas simples que podem fazer seu carro ficar muito mais econômico

economia de combustivel x dicas infaliveis para fazer seu tanque render mais

Seu carro pode beber menos

Quando possível, tenha o pé leve
Evite acelerações e frenagem bruscas. Isso contribui para o desgaste do motor, dos freios, da suspensão e até dos pneus, que são mais exigidos sem necessidade. "É indicado acelerar e frear de maneira mais suave para que todos os itens tenham maior durabilidade" Isso também inclui trocar as marchas no tempo certo, sem forçar o motor.

Use o freio motor
Reduza as marchas ao diminuir a velocidade. Isso aciona o freio motor, que ajuda a parar o veículo e também poupa os freios, que não são tanto exigidos. Em carros com câmbio manual, também é importante tirar o pé da embreagem na hora de frear -- acione-a somente quando estiver parando para o motor não "morrer".

Evite dirigir na "banguela"
O costume de dirigir com o câmbio em ponto morto, especialmente em descidas, não ajuda a economizar combustível e ainda contribui para o desgaste prematuro dos freios, sem contar que coloca a segurança em risco. Isso porque o carro perde tração quando não está com alguma marcha engatada e crescem suas chances de "escapar" em uma curva. Em carros automáticos, utilize as posições "low" (reduzida) ou 1, 2, ou 3 (quando houver) para usar o freio motor em declives.

Não deixe o pé sobre o pedal de embreagem
Muita gente tem o costume de apoiar o pé sobre o pedal de embreagem com a marcha já engatada. Esse vício, além de resultar na perda de tração, desgasta componentes sem necessidade. Com o tempo, o hábito acaba fazendo você ter de trocar o conjunto mais cedo.

Faça balanceamento e alinhamento regularmente
Rodas e pneus desbalanceados e/ou desalinhados aumentam o atrito com o solo e contribuem para seu desgaste irregular, comprometendo sua durabilidade e, pior, a segurança, já que o carro perde estabilidade. O alinhamento deve ser feito sempre que o motorista sentir o carro "puxando" para algum lado, enquanto o balanceamento é requerido quando o houver alguma vibração no volante.

Use o ar-condicionado corretamente e com moderação
O ar-condicionado é um importante item de conforto, mas pode contribuir para aumentar em até 20% o consumo de combustível, pois o compressor do equipamento é acionado por uma correia ligada ao motor. Nunca dirija com o ar ligado e os vidros abertos. E se for possível e não estiver muito quente, não coloque o resfriamento no máximo.

Não transporte carga sem necessidade
Tem gente acostumada a guardar uma infinidade de tranqueiras no porta-malas para usá-las "em caso de necessidade" ou simplesmente por preguiça. Outras mantêm bagageiros e suportes de bicicleta instalados mesmo fora de uso. Pois saiba que, quanto mais peso um determinado veículo tiver, mais combustível ele vai consumir. E qualquer peso extra faz diferença...

Mantenha os pneus bem calibrados
Pode parecer bobagem, mas não é: a pressão dos pneus é essencial para fazer seu automóvel rodar mais bebendo menos. Fique ligado: pneus cheios podem sobrecarregar a suspensão, mas os vazios causam aumento no consumo, porque sua área de contato com o solo fica maior e, com isso, aumenta-se o atrito dos pneus com o piso, pneus com pressão 10% menor que o recomendado têm sua vida útil diminuída em 5%. Vai calibrar? Não se esqueça de fazer com os pneus ainda frios -- com o aumento da temperatura, a pressão interna também cresce e a calibragem fica comprometida.

Verifique os filtros e fluidos
Verifique o nível do óleo a cada semana e troque o lubrificante no prazo e/ou na quilometragem recomendados pela fabricante. O mesmo vale para os filtros, que devem ser substituídos no tempo e na especificação indicados no manual. O filtro de óleo, inclusive, deve ser substituído com cada troca de óleo. Esses cuidados básicos fazem o motor durar mais tempo e, funcionando corretamente, também acaba consumindo menos combustível.

Abasteça com combustível que vale mais a pena
Em carros flex, sempre abasteça com etanol se o preço do litro for mais de 30% menor que o valor cobrado pela gasolina. Esse percentual se explica porque o álcool apresenta, em média, consumo 30% maior que o derivado do petróleo.

 

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